terça-feira, 7 de abril de 2009

NOVOS CURSOS

ARTE, FORMA E SOCIEDADE


Em maio, quartas dias 6 – 13 – 20 e 27
Turma 1 - 16hs às 17:30hs Turma 2 - 20hs às 21:30hs


Um panorama da Arte Universal para principiantes, abordando os mistérios da criação artística e as mudanças sociais que determinam novas linguagens e formas estéticas. O curso deverá apresentar o tema através das obras encontradas nos grandes Museus e Galerias de Arte, no Brasil e no exterior.
MARIA DE LOURDES PARREIRAS HORTA - museóloga, doutora em Comunicação e Museus pela Universidade de Leicester, Inglaterra, diretora do Museu Imperial de Petrópolis de 1991 a 2008, membro do Conselho Consultivo do ICOM Brasil (Conselho Internacional de Museus, UNESCO).


GASTRONOMIA HISTÓRICA
Em maio, quintas dias 7 – 14 – 21 e 28
Turma 1: 16hs às 17:30hs Turma 2: 20hs às 21:30hs


O curso será desenvolvido por temas em quatro aulas e na última será servido um jantar temático.
ANA ROLDÃO – pesquisadora de gastronomia dos séculos XVIII e XIX e das Artes da Mesa. Historiadora, especialista em Marketing Cultural, MBA em Marketing. Assessora da Presidência do Instituto Português do Patrimônio Cultural/IPPAR e Palácio Nacional da Ajuda em Lisboa de 1988 a 1993, consultora independente e professora universitária de Marketing Cultural no Brasil de 1993 a 1998 e Gerente de Negócios do Museu Imperial de Petrópolis de 1998 a 2008.



MACHADO DE ASSIS – O DEFUNTO - AUTOR E O EXCÊNTRICO CORDIAL



Maio, aos sábados, dias 9 – 16 – 23 e 30 Horário – 10hs às 12hs

Esta oficina se propõe a ler e discutir os romances indicados pela ótica dos caprichos e artimanhas de seus narradores-personagens, que consagram a técnica e a excepcionalidade do romance machadiano.
LUIZ ANTONIO AGUIAR - Escritor, professor de literatura brasileira, autor do Almanaque Machado de Assis. Mestre em Literatura brasileira pela PUC RJ.
site
www.luizantonioaguiar.com.br


MITOLOGA GREGA – HERÓIS

Em maio, segundas dias 4 – 11 – 16 e 25 Horário – 16shs às 18hs


O objetivo é conhecer alguns dos heróis da mitologia grega, analisando-os como modelos de superação e como símbolos enriquecedores da travessia humana em busca da verdade, da felicidade, do amor e da sabedoria. A verdadeira missão do herói. Heróis da mitologia grega e seus duros combates (Perseu e a Medusa, Teseu e o Minotauro, Édipo e a Esfinge, Hércules e os 12 trabalhos)

CONCEIÇÃO VAZ LINO– Formou-se em Letras Clássicas e fez pós–graduação e extensão na USU. Sempre no tema da mitologia grega. Fez diversos cursos e acompanhou as palestras do Prof. Junito Brandão sobre o tema. Deu aulas de literatura portuguesa e de literatura grega na USU, UERJ, UNI-RIO e UFRJ.

ATELIER DE PINTURA

Atelier permanente, Abril, terças, dias 7 – 14 e 28 Horário - 14hs às 17hs

Óleo.Acrílica.Aquarela.Têmpera. O Atelier de Pintura e Processos Criativos, coordenado pela artista plástica Monique Hecker, oferece informações sobre técnicas e materiais, desenvolvimento da linguagem plástica, teoria da cor e história da arte.


MONIQUE HECKER - Graduação em Gravura pela UFRJ, fez estudos complementares: no Museu de Arte Moderna e Parque Lage com os professores: Osmar Fonseca, Gonçalo Ivo, Thereza Miranda, Lybia Schenker, Rosa Magalhães e Katie Van Scherpenberg. Participou de várias exposições coletivas e fez quatro individuais sendo a mais recente em 2001 no Museu Nacional de Belas Artes, RJ. Informações sobre a artista: www.geocitier.com/moniquehecker

Informações e inscrição:

Endereço: Rua Cosme Velho 599 – Cosme Velho

(perto da estação do trem do Corcovado)

Tel. 22653536 (de 13hs às 20hs)

E-mail producao@clarasandroni.com.br




Um comentário:

renataem disse...

Cito o Casarão no último post do Blog do romance-em-cena. Convido a conhecerem:
www.renatacaldas.wordpress.com
Obrigada!