terça-feira, 23 de março de 2010

"È pra rir ou pra chorar?" - Mostra de curtas de melodrama do circo - teatro


Há seis anos a Cia dos Melodramáticos vem desenvolvendo projetos com o intuito de resgatar obras, intérpretes, encenações e conceitos do gênero Melodrama. Com o projeto “É pra Rir ou pra Chorar?” realizado quatro vezes através do Prêmio Carequinha de Estímulo ao Circo, o grupo pode ter acesso aos dramas de picadeiro que através das décadas foram retirados dos repertórios dos circos-teatros, e estavam sendo esquecidos e chamados de ultrapassados.

Em 2009, a produtora Conexão Filmes se juntou ao grupo com objetivo de documentar os dramas do circo e entrevistas com nomes que marcaram a dramaturgia circense, como o palhaço Biriba e seus artistas, Vic Militello, Família Cirícula, entre outros.

Nos dias 29 e 30 de março, às 20h o Casarão de Austregésilo de Athayde irá hospedar a mostra exibindo os dois curtas:

Mártir do Calvário - Paixão de Cristo (Realizado através do Prêmio Funarte de Estímulo ao Circo 2009)

Escrito por Eduardo Garrido em 1901 se converte no maior sucesso do Circo- Teatro no Brasil durante a primeira metade do séc.XX.
A cena escolhida pela Cia é a do arrependimento de Maria Madalena,a prostituta que encontra em Jesus a chance de se redimir de seus pecados e começar uma nova vida, mais digna e plena.
Com o objetivo de se purificar, ela segue Jesus com afinco e invade o lugar onde Ele está com seus apóstolos. Estes por sua vez, tentam impedi-la de falar com o Senhor, mas Ele permite que ela lave seus pés com lágrimas e a abençoa perdoando seus pecados: “quem muito ama muito perdoa”, mostrando que qualquer pessoa pode se levantar e recomeçar uma nova vida. Este ato de Jesus inicia em Judas, sentimentos que mais tarde transformará em traição.

Três Almas para Deus (Realizado através do Prêmio Funarte de Estímulo ao Circo 2009)

Melodrama de Aldenir Fayer, grande sucesso nos anos 70, narra a história de um amor proibido além da eternidade. Um casal é separado pelo pai do mocinho e este é obrigado a abandonar sua cidade por conta de seus estudos. Quando volta para cidade natal, procura por seu grande amor, mas este não sabe de sua morte. Quando descobre que Mirna (mocinha) está falecida, enlouquece e vai até o cemitério procurá-la. Seu pai por sua vez, vê que o filho está louco e arrependido encontra em seu punhal a solução para o seu próprio castigo.

Serviço:

“É pra rir ou pra chorar?” IV
Dias: 29 e 30 de março
Horário: 20h
Entrada Franca
Local: Casarão de Austregésilo de Athayde
Rua Cosme Velho, nº 599 – RJ
Tel.: 21 2265 3536
Email: produção@clarasandroni.com.br

Clique no flyer abaixo e saiba mais:



Nenhum comentário: