segunda-feira, 5 de abril de 2010

Homenagem ao poeta e compositor Cacaso

Radicada na Itália, com sua carreira consolidada em turnês pela Europa, a cantora e compositora Rosa Emília volta ao Rio para fazer uma homenagem ao poeta e compositor Cacaso que conta com as participações afetivas de parceiros e amigos: os compositores e instrumentistas Sérgio Santos e Sueli Costa, e com a leitura de poemas do escritor e ator Pedro Lage. Acompanhada pela violão de Sérgio e o piano de Sueli, Rosa Emilia explora e apresenta ao público as nuances de sua interpretação peculiar, de tamanho reconhecimento fora do Brasil – é a oportunidade de vermos e sentirmos Rosa novamente em nossa terra brasilis, especialmente a alma brasileira que Cacaso tanto enfatizara em sua poesia e canção.
No repertório, pérolas como Dentro de mim mora um anjo e Face a Face (com Sueli Costa), Sem fim e Triste Baía da Guanabara (ambas com Novelli), Tristorosa (com Villa-Lobos), Angu de Caroço (com Edu Lobo), além de inéditas também presentes no CD e poemas de Cacaso.
A homenagem contará também com exposição de fotos, desenhos, livros e cds de Cacaso.

Cacaso (Antônio Carlos Ferreira de Brito) nasceu em Uberaba (MG), em 1944. Com grande talento para o desenho, já aos 12 anos ganhou página inteira de jornal por causa de suas caricaturas de políticos. Antes dos 20 anos veio a poesia, através de letras de sambas que colocava em músicas de amigos como Elton Medeiros e Maurício Tapajós. Seu primeiro livro, "A palavra cerzida", foi lançado em 1967. Seguiram-se "Grupo escolar" (1974), "Beijo na boca" (1975), "Segunda classe" (1975), "Na corda bamba" (1978) e "Mar de mineiro (1982). Seus livros não só o revelaram uma das mais combativas e criativas vozes daqueles anos de ditadura e desbunde, como ajudaram a dar visibilidade e respeitabilidade ao fenômeno da "poesia marginal", em que militavam, direta ou indiretamente. Concomitantemente, seguiu no campo da música, com os amigos/parceiros Edu Lobo, Tom Jobim, Sueli Costa, Cláudio Nucci, Novelli, Nelson Angelo, Joyce, Toninho Horta, Francis Hime, Sivuca, João Donato e muitos mais. Em 1985 veio a antologia publicada pela Editora Brasiliense, "Beijo na boca e outros poemas". Em 1987, no dia 27 de dezembro, o Cacaso é que foi embora. Um jornal escreveu: "Poesia rápida como a vida".

Homenagem a Cacaso - com Sueli Costa, Sérgio Santos e Pedro Lage
Onde: Casarão de Austregésilo de Athayde
Rua Cosme Velho, nº 599 – RJ
Dia: 9 de abril
Horário: 20h
Entrada: Ingressos 15 (inteira) e 10 (estudantes e idosos)
Lotação: 70 pessoas
Tel.: 21 2265 3536
E-mail: produção@clarasandroni.com.br


Nenhum comentário: